A Nova Classificação dos Meios de Hospedagem entrou em vigor no final de 2010, demonstrando a visão do Governo Federal em melhorar a qualidade dos serviços de hospedagem:
Hotel:
Meio de hospedagem com serviço de recepção e de alimentação e com modalidade de cobrança por meio de diárias.
Resort:
Hotel com infra-estrutura de lazer e entretenimento que oferece serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.
Hotel Fazenda:
Hotel instalado em uma fazenda ou outro tipo de exploração agropecuária e que ofereça a vivência do ambiente rural.
Cama & Café:
Meio de hospedagem oferecido em residências, com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, em que o dono more no local, com café da manhã e serviços de limpeza.
Hotel Histórico:
Hotel instalado em edificação com importância histórica – arquitetura, fatos históricos ou de reconhecimento público.
Pousada:
Meio de hospedagem de característica arquitetônica predominantemente horizontal com até 3 pavimentos, 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção e alimentação. (Nota: a pousada pode ser em um prédio único ou com chalés ou bangalôs)
Flat / Apart Hotel:
Meio de hospedagem com serviço de recepção, limpeza e arrumação, constituído por unidades habitacionais que dispõe de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício, com administração e comercialização integrada.
Sendo assim, a NNA Santos – Consultoria e Projetos possui totais condições para auxiliar o empreendimento de hospedagem a otimizar ao máximo a sua classificação em estrelas, através de metodologia própria de avaliação da situação atual, a projeção de ações e o acompanhamento durante o processo de avaliação e classificação oficial por parte do INMETRO.
Os grandes eventos como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 serão excelentes oportunidades para oferecer um serviço de excelência a todos os turistas – nacionais e internacionais e como isso projetar a imagem do empreendimento e de todo o país.
Os turistas, certamente, irão buscar a hospedagem pelo referencial de classificação oficial, que embora seja feito por adesão e não obrigatoriedade, irá se transformar num importante instrumento promocional e de posicionamento dos serviços oferecidos.